CONVERSA FILOSÓFICA 10: CONVERSA FILOSÓFICA 1 – RECOMEÇO



Estes são novos tempos...

Vivemos atualmente o ápice da tecnologia humana, o auge da criatividade tecnológica, um montante incrível de ideias velhas, novas, copiadas, faturadas, recicladas, porém principalmente compartilhadas.

O fim do mundo não aconteceu...

O aquecimento global, até pode realmente existir, mas não foi tão nefasto como diziam...O carro elétrico está virando realidade, aquele que diziam que era a encarnação da “besta” dedica milhões e muito tempo na luta contra principalmente a malária na África.

As calotas polares não derreteram na proporção que desenhavam, na verdade, até teve um crescimento na área de cobertura de algumas geleiras, e o dia depois de amanhã, parece que realmente está ficando para amanhã...

Algumas espécies ameaçadas ainda continuam ameaçadas, porém em situação menos crítica.
As coisas ainda continuam ligeiramente ruins, porém as coisas estão ficando melhores!
Existe uma crescente numa espécie de inteligência coletiva.

É claro que ainda existe falta de civilidade, falta de educação, falta de gentileza. Ainda temos guerras, ainda temos corrupção... Ainda tem famílias com falta do que comer.

Mas vivemos também um novo tempo, um tempo com mais prosperidade, com melhores expectativas, com mais gente vivendo melhor, com mais acesso a informação, mais acesso a cultura...ainda é precário, mas já melhorou muito.

Vivemos uma era que apesar dos preconceitos velados, somos mais tolerantes. Apesar de certa censura, temos e vivemos uma democracia. Que apesar da exorbitância dos preços, existe um melhor acesso a muitas coisas...vivemos uma era em que países que antes achava que no Brasil só tinha índio, abrem seus países para nós gastarmos nosso dinheiro.

Vivemos uma era que os jovens de ontem, são os velhos hoje, e criticam os jovens de hoje, por serem semelhantes aos jovens de ontem, e os velhos de amanhã, também criticarão seus jovens de depois de amanhã por serem iguais aos jovens de todas as gerações...

Vivemos uma nova era, que não é tão diferente das eras passadas. É uma era que tem suas glórias, tem as suas tragédias, tem os seus poderosos, tem os seus heróis e os seus vilões, mas principalmente tem a coletividade.

E com tudo isso, com esse museu de grandes novidades, e com a repetição do passado pelo presente e pelo futuro, venho tentar propor algo novo, mas que não é tão novo assim:

O fato é que vivemos correndo, vivemos planejando em demasia, abrindo mão do presente na esperança de um futuro melhor, abdicamos do agora para vivermos um amanhã que não é certo. Sendo assim lhe proponho meu caro amigo: viva o presente, e viva o presente da melhor maneira que for possível!

Primeiro faça as pazes com o seu passado, para que ele não afete seu presente. Faça o que lhe agrada, aproveite suas crianças e seus velhos. Conheça lugares novos e revisite os lugares que você acredita ser especial. Coma bem, se gostar faça exercícios. Curta o sol, aproveite a natureza. Faça pelo menos uma viagem no ano. O que os outros pensam de você, realmente não importa! O melhor remédio, realmente é o tempo, então deixe ele fazer o seu efeito. Se você não gosta de alguém seja sincero, sem perder a educação, sem perder a amizade. Olhe para o céu noturno e aprecie a beleza das estrelas. Olhe também com olhos mais virtuosos para toda a explosão de natureza que temos no meio da cidade. Entenda e lembre-se: ninguém é responsável pela felicidade de ninguém, somente cabe a você ser feliz. Não compare sua vida com a vida de ninguém, pois você não sabe pelo que aquela pessoa está passando. Tente escrever um poema, dê o lugar para alguém. Faça uma gentileza! Torça pelo seu time, sem ignorância e sem violência. Olhe, enamore o mar. Ouça uma música nova, ou ouça uma música que a muito você não ouvia. Tente ver a beleza das coisas simples. Pare de pensar demais... não adianta, você não vai saber todas as respostas, mas no momento certo vai saber e entender as respostas necessárias. Relembre os seus amigos do passado e fique feliz por ter tido a oportunidade de compartilhar por algum momento sua vida com eles. Tente jamais ir dormir brigado com quem quer seja. Sorria, pois você não é dono de todos os problemas do mundo, e principalmente: não perca a oportunidade de dizer para as pessoas que você ama, que você os ama, pois não sabemos se teremos uma nova oportunidade de fazê-lo amanhã...


REDAÇÃO
AFM

Comentários

  1. Muito interessante seu texto, versa sobre tudo aquilo que temos conversado nas últimas semanas.
    Sabias palavras.
    Parabéns e sucesso com seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado minha princesa, vamos viver melhor e tentar fazer a diferença!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PUTA QUE PARIU! ELEIÇÕES 2016

PUTA QUE PARIU! ELEIÇÕES 2014 – BLÁ, BLÁ, BLÁ...

CONVERSA FILOSÓFICA 4: NÚMEROS, TEORIA DO GUINU E CELEBRAÇÕES!